• Siga-nos através do Facebook

Quem Somos

A Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride (ADSFM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, IPSS, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, do tipo associativo, sem fins lucrativos, de índole e benefício social. Encontra-se sedeada na freguesia de Margaride, do concelho de Felgueiras.
Foi constituída por escritura pública em 22 de Outubro de 1997, na Conservatória de Registo de Fafe, com o número de contribuinte número 504 407 007, com o CAE nº 88990 (de Outras Atividades Associativas, N.E) e esta entidade deu início da sua atividade a 24 de Outubro de 1997, tem por objetivo o desenvolvimento social, cultural, recreativo e desportivo de âmbito nacional.
Em 25 de Novembro de 1999 esta foi inscrita no livro nº 8 das associações de solidariedade social, com o n.º de registo de inscrição n.º 109/200, fls. 96 e 97, de acordo com o Diário da República –III série, n.º 59/98, de 21/11/2000, fls 5284 (6) e 5284 (7).
A Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride nasceu da boa vontade e iniciativa expressa da Junta de Freguesia de Margaride e de pessoas integras e idóneas de Felgueiras.
Atualmente rege-se pela independência do poder político e económico da Junta de Freguesia de Margaride, estando apenas sujeita, à sua atuação e respeito pela legalidade.
A instituição, em forma de cooperação, tem em sua responsabilidade duas valências de intervenção sóciocomunitária, celebradas mediante um acordo de cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social, com base em duas áreas de intervenção: Infância e 3ª Idade. Desenvolve assim o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
A título privado desenvolve também a valência de creche destinada a acolher trinta e três utentes, de idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. Esta creche encontra-se devidamente licenciada pelas autoridades competentes, inclusive com licença de funcionamento por parte do Centro Distrital do Porto.
Simultaneamente, desenvolve e promove ações de minimização, prevenção e exclusão social na lógica de uma ação de prevenção e de intervenção social.

  • POAMC (Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas) – em protocolo com instituições locais, na qual recebe racionalmente géneros alimentares, onde posteriormente são cedidos à comunidade (famílias e/ou indivíduos), que se inscreveram previamente e que foram sujeitos a uma avaliação técnica da situação de precariedade económica do agregado familiar/individual inscrito.
  • Comissão de Proteção de Jovens em Risco de Felgueiras – em concertação com a comissão restrita e alargada da CPCJ de Felgueiras, disponibiliza voluntariamente uma técnica de serviço social, a meio tempo, que acompanha e orienta alguns processos com o intuito de promover os direitos das crianças e dos jovens, prevenindo ou minimizando situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral;
  • Em parceria com o Instituto Português da Juventude (I.P.J.) – Delegação Regional do Norte, a entidade promove no período das férias escolares ( Páscoa e do Verão), atividades de ocupação e tempos livres para as crianças e jovens do concelho.
  • A entidade é também associada da Rede Europeia Anti-Pobreza, da Associação Entre Ajuda e do Banco Alimentar Contra a Fome.

Em suma a Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride, ao longo da sua década de existência, possui um historial de referência e evidência económica e social no concelho no Felgueiras.

 

MISSÃO

“A Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa essencialmente o desenvolvimento social, o cultural e o recreativo da região do Vale do Sousa. Esta instituição prossegue fins de solidariedade e de intervenção social junto dos grupos mais desfavorecidos em programas e acções de luta contra a pobreza e exclusão social, com vista a promoção da cidadania, do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos. Mediante a concessão de bens e a prestação de serviços na comunidade, desde o:
a) Apoio a crianças e jovens, através da valência de Centro de Atividades de Tempos Livres;
b) Apoio à terceira Idade, através do Serviço de Apoio Domiciliário;
c) Programas de apoio à integração social e comunitária;
d) Criação e dinamização de lares destinados a idosos, pessoas portadoras com deficiência e para crianças e jovens em risco;
e) Prevenção e minimização da toxicodependência.”

VISÃO

A Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride tem como grande objetivo dar cumprimento à sua missão. Pretende prestar serviços que vão de encontro às necessidades e expetativas da comunidade. Para tal, ao longo dos anos, foram criadas e implementadas diversas valências e programas para servir a comunidade envolvente, com vista a fomentar melhor qualidade de vida.

VALORES

A essência da razão de ser desta instituição baseia-se nos princípios orientadores na base da tolerância, igualdade, no sentido de justiça, no respeito pela diferença, espírito de solidariedade, de integração e de cooperação, da defesa do ambiente e património e da experiência adquirida ao longo da sua existência. Aliando-se a uma política de democracia pluralista e de humanismo num contexto global, como fundamentos para um mundo aberto e justo para todos, motivando a direcção, colaboradores e clientes a uma participação mais ativa e construtiva da sociedade.